Dicas para planejar seu casamento
Compartilhe
Recebeu um pedido de casamento, escutou o coração e disse sim? Agora que você aceitou deve estar pensando “por onde começar o planejamento de um casamento?" "Como devo fazer para não errar na nossa festa de casamento?" "O que eu faço para definir a lista de convidados? E os padrinhos?”.
Bom, antes de mais nada, é importante que você saiba que são várias as etapas para a organização de um casamento. No entanto, não precisa pirar, estamos aqui com uma série de dicas exatamente para esclarecer as dúvidas de quem acabou de aceitar o pedido de casamento.
Bom, antes de mais nada, é importante que você saiba que são várias as etapas para a organização de um casamento. No entanto, não precisa pirar, estamos aqui com uma série de dicas exatamente para esclarecer as dúvidas de quem acabou de aceitar o pedido de casamento.
Escolha os princípios da sua festa
De acordo com especialistas em celebrações e cerimônias, com apenas três palavras é possível encontrar um foco para que a sua festa de casamento ocorra de forma agradável aos noivos e convidados. Ou seja, ao definir três características, para que se tornem algo do tipo de um pilar, o planejamento do seu casamento terá um rumo a ser seguido e evitará inúmeros erros que possa vir acontecer.Dica: se, após uma ampla e profunda conversa, o casal definir o pilar como 'tradicional, rústico e animado', a festa de casamento pode oferecer três tipos de estilos em uma mesma festa.
Casamento Tradicional: a festa de casamento pode oferecer um cardápio com clássicos tradicionais de determinada culinária, que agrade, de preferência, os noivos, os familiares e os convidados.
Casamento rústico: O verde e a natureza definirão o espaço e a decoração.
Casamento animado: A pista de dança e um equipamento de som de alta performance mantém os convidados no clima dançante de festa escolhido pelo casal.
Como definir o orçamento do casamento
Depois de muita pesquisa, conversas e dores de cabeça, com base no íntimo e cativante conceito estabelecido pela dica acima, deve-se definir o orçamento que poderá ser gasto no casamento. Chegou o momento de colocar no papel os principais desejos do casal e cotar preços com cerimonialistas, fotógrafos, buffet, salão etc.Lembrando que, independentemente de quem estiver pagando mais ou menos, seja os noivos ou os familiares, a dica é que os noivos tenham muita paciência e mente aberta para escutar e escolher as boas opiniões dos que estão contribuindo para que a festa de casamento seja perfeita.
Como fazer a lista de convidados do casamento
Falando em perfeição, a escolha da lista de convidados de um casamento é sempre um desafio para que saia como prevista pelo casal. Para não haver erros, deve-se, antes de qualquer decisão, levar em consideração o valor estabelecido para ser gasto em relação ao número de convidados e se a festa de casamento será pequena, média ou grande.Outra dica para não errar feio é a quantidade de pessoas que estarão na lista e o local adequado para recebê-las. Talvez um dos grandes empecilhos na hora de fechar a lista de convidados de um casamento seja a pergunta "quais critérios devo estabelecer para escolher os convidados?".
Para não entrar em parafusos com essa dor de cabeça, converse com os envolvidos na organização da festa de casamento (amigos e familiares), imponha alguns parâmetros e faça algumas perguntas para si mesmo na hora da escolha dos convidados:
"Você realmente tem um relacionamento consistente com essa pessoa?"
"Tem o número de telefone dela no seu celular?"
"Ela já fez alguma visita a sua casa ou vice-versa?"
"Vocês têm o costume de se encontrar para tomar um café, jantar, ir ao cinema etc?"
"Você, pelo menos, liga para dar um feliz aniversário, ou feliz natal e próspero ano novo para aquela pessoa?"
Consultando antes de mais nada o coração, todas essas dicas podem ser um ótimo filtro na hora de saber quem serão os convidados escolhidos para compartilhar o desejado momento com você!
Colegas de trabalho
Decidir se vai ou não convidar os colegas de trabalho sempre levantou dúvidas entre os noivos. Portanto, se mesmo seguindo a dica acima não deu para convidar para o seu casamento todas pessoas do convívio diário, use a sinceridade para explicar o motivo e, se possível, leve uma bandeja de doces e alguns petiscos para quebrar o gelo e não ficar um clima estranho no ambiente de trabalho.
Como escolher os padrinhos do casamento
Para começar a descobrir quais serão os padrinhos escolhidos, é necessário que os noivos façam uma boa busca na memória para lembrar as pessoas com quem puderam puderam contar ao longo da vida e que vão poder contar após o casamento. Leve em consideração os familiares que, mesmo sem você perceber, sempre se preocupou com você ou te admirou. Consulte parentes e amigos mais próximos e converse bastante, com maturidade, sobre o seu casamento.Ao longo desta busca, naturalmente os noivos vão perceber quais são as pessoas que admiram a sua história e o amor do casal. Confie no seu emocional e nunca se esqueça: nada mais esclarecedor do que um bate-papo bem sincero para escolher as melhores pessoas para serem os padrinhos do seu casamento.
Convidados que faltarão
Não existe uma regra exata para que seja calculada a quantidade de convidados que irão faltar em uma festa de casamento. O interessante para não cometer grandes erros é que você conheça bem cada convidado e saiba em quem confiar para não passar por grandes decepções. Entretanto, de acordo com especialistas em festas e cerimônias, a cada 10 convidados, dois não comparecem.
Como escolher o local da festa de casamento
Depois de ter seguido todas as dicas acima e ter em mãos a quantidade de convidados definida, chegou o momento de escolher qual será o melhor local e data para celebrar o seu casamento.
Seguindo o mesmo pilar definido na primeira dica, por exemplo, para remeter o ambiente a um casamento rústico, o local da festa pode ser um hotel fazenda, ou algum casarão histórico, ou determinado clube cercado por muito verde.
Se estiver nos planos dos noivos realizar uma cerimônia na igreja, o casal deve consultar o padre ou a secretaria da paróquia escolhida para saber os detalhes necessários. Atente-se a datas, pois a quantidade de cerimônias religiosas têm certas limitações diárias.
Quase lá!
Depois de encontrar a cerimonialista ideal para ficar a cargo do seu casamento, chegou o momento de fazer muitas pesquisas para buscar referências e saber como que vai ser cada detalhe: decoração, buffet, vestido da noiva e das madrinhas, lembrancinhas, atração musical etc...
Para que você não se confunda durante o planejamento, uma boa dica é fazer o uso de alguns aplicativos disponíveis para ajudar na organização da sua festa de casamento.
Bom, agora que você já sabe o que deve ser feito para que não haja erros no seu planejamento, aproveite cada momento desse novo rumo e mantenha sempre a calma ao fazer as suas decisões. Os noivos devem ser transparentes com os envolvidos e, lembre-se, manter o diálogo e seguir as nossas dicas são os melhores caminhos para se livrar das dúvidas após ter aceitado o pedido de casamento.
Noivos: Júlia e Guilherme
Local: Fazenda Vila Rica.
Cerimonial: Jzr Cerimoniais.
Decoradora: Karina Saab.
Buffet: Claudia Porteiro Gastronomia.
Doces: Lamego Doces, Dani Guilhermino e Conceição Bem Casados.
Bar: Flairs Coquetelaria.
Banda: Banda Remake Roberta Rique.
DJ: Alan Matua.
Fotógrafo: Diogo Massarelli.
Convite: Susana Fujita Convites Especiais.
Passarela espelhada: RP Eventos.
Filme: Gil Produções.
Local: Fazenda Vila Rica.
Cerimonial: Jzr Cerimoniais.
Decoradora: Karina Saab.
Buffet: Claudia Porteiro Gastronomia.
Doces: Lamego Doces, Dani Guilhermino e Conceição Bem Casados.
Bar: Flairs Coquetelaria.
Banda: Banda Remake Roberta Rique.
DJ: Alan Matua.
Fotógrafo: Diogo Massarelli.
Convite: Susana Fujita Convites Especiais.
Passarela espelhada: RP Eventos.
Filme: Gil Produções.